quinta-feira, 29 de setembro de 2011

JOÃO PAULO FICA NO PT E ENFRENTA FUTURO INCERTO

O ex-prefeito e deputado federal João Paulo acabou de postar no Twitter, uma das redes sociais mais conhecidas da Internet, que não vai sair do PT. O anúncio veio após ele conversar, hoje, com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília. Ele disse que acatou o pedido da correligionária e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O "não" ao convite feito pelo PV também foi divulgado após a conversa que o ex-prefeito teve com o governador Eduardo Campos (PSB) na última segunda-feira. Na ocasião, Eduardo disse que haveria risco para a unidade da Frente Popular se ele optasse em deixar o partido. O mesmo já havia sido dito pelo ex-presidente Lula e revelado pelo senador Humberto Costa (PT).

No final, depois de tanta polêmica, exposição do PT e suas disputas internas, João Paulo ficou onde está. No partido que ajudou a fundar há cerca de 30 anos. "Acabo de conversar com a presidente Dilma e, atendendo ao seu apelo e do ex-presidente Lula e companheiros, decidi ficar no PT", escreveu no Twitter.Por Aline Moura, do Diario de Pernambuco

REUNIÃO DO DM-VITÓRIA

Reunião:
Nesta sexta dia 30/09/2011, as 19 horas no SINDSEP/PE - Avenida Mariana Amália.
Pauta:
1. Aprovação de novas filiações (últimas fichas para setembro).
2. Atividade do PT - (Tema: Água)
3. Listar as pré-candidaturas do PT. (Apresentar novos nomes)
4. Organizar o Lançamento do Projeto político do PT para nossa cidade e lançamento da Pré-candidatura de Jailton a Prefeito e dos nossos vereadores/as. (data, horário, objetivo, convidados, etc...)
5. Informes:
a) Sobre a participação do PT, na apresentação do Projeto “QUERO MUDAR”.
b) Outros...

sábado, 24 de setembro de 2011

O QUE É A COMISSÃO DA VERDADE

Os anos em que o Brasil foi governado por militares foram repletos de repressão, censura e perseguições. Muitos literalmente lutavam pelos direitos dos cidadãos, pela liberdade de expressão e, por isso, eram rotulados como subversivos, comunistas, anarquistas, guerrilheiros. Muitos foram intimidados, presos, torturados. Muitos outros simplesmente "desapareceram".
Esse período da nossa história nunca foi totalmente revelado. Fatos de desrespeito à dignidade e aos direitos humanos que, até hoje, permanecem impunes e ocultos; pessoas que perderam suas vidas; esclarecimentos e reparações de reputações e de histórias ansiosamente aguardados pelos famíliares; mistérios a serem desvendados.

Com o objetivo de examinar e esclarecer graves violações aos direitos humanos praticadas entre 1946 e 1988, foi criada e, finalmente, aprovada a Comissão da Verdade. Constituida por um grupo de sete pessoas, será escolhida pela presidente Dilma Roussef. Estão aptos brasileiros de idoneidade e conduta ética, com histórico de defesa da democracia e de respeito aos direitos humanos. Será vedada a participação de pessoas que possam ter a imparcialidade contestada, dirigentes de partidos políticos e ocupantes de cargos comissionados em qualquer esfera do governo.
Na prática, os trabalhos se concentrarão no período da ditadura militar, entre 1964 e 1985. O resultado não poderá servir para punir ou perseguir judicialmente os envolvidos nas agressões que forem apuradas.
Estes sete membros, com remuneração mensal de R$11.179,00, terão 14 servidores à sua disposição, devendo contar com o suporte técnico e financeiro da Casa Civil. Ainda poderão firmar parcerias com universidades e organismos internacionais e atuar em conjunto com as comissões de Anistia e Mortos e Desaparecidos.
A Comissão pode receber testemunhos por convocação ou espontâneos; receber documentação, com garantia de anonimato, ou requisitar informações de órgãos públicos, mesmo classificados como sigilosos; determinar perícia ou diligência; e promover audiências públicas.

NOTÍCIAS DO DIA

PT NO RECIFE FAZ ENCONTRO MUNICIPAL
O PT municipal do Recife se reunirá no dia 1º de outubro para discutir a formação da chapa proporcional. O encontro promete discussões acaloradas. Parte da bancada de vereadores da Câmara Municipal está receosa com o ingresso de outros vereadores da base, que a princípio não construíram nenhuma história dentro do partido. O receito é que eles passem a disputar a eleição com o apoio irrestrito do prefeito João da Costa (PT). O presidente municipal, Oscar Barreto, enfatizou que o partido está aberto. “Todo mundo que defende Dilma, Lula e Eduardo deve se candidatar”, disse.

PT DISCUTE CENÁRIO PARA 2012
O PT se reunirá hoje, a partir das 9h, na sede da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional, em Garanhuns, para fazer um balanço das gestões petistas, discutir com as lideranças as prioridades da região e analisar a conjuntura e o quadro político desenhando os possíveis cenários das eleições municipais do ano que vem. Segundo o senador Humberto Costa, o evento será uma oportunidade de aproximar os petistas e reforçar as ações da legenda no Agreste. Estarão presentes, além dele, o presidente estadual do partido, Pedro Eugênio, o deputado federal Fernando Ferro e lideranças de 35 cidades da região. Os encontros vêm ocorrendo de forma sistemática em várias regiões do estado e fazem parte do plano de expansão do partido no ano que vem. Atualmente, a legenda comanda oito prefeituras pernabucanas.
            
Fonte: Diário de Pernambuco

Comentário
O futuro de João Paulo ainda permanece obscuro. Não se tem certeza sobre a sua continuidade ou não no PT. Enquanto isso, de um lado, ele vai se reunindo com outros partidos que o desejam como candidato; e do outro, João da Costa empenha-se em mostrar trabalho, assumindo-se como candidato natural à reeleição.
O que se observa é a prudência dos líderes da legenda em seus comentários para não colocar mais lenha nesta disputa. Estão aguardando a resolução de João Paulo para ,assim, poder definir e assumir um posicionamento concreto quanto à sucessão na capital pernambucana.
Impasses como esse contribuem para o enfraquecimento do partindo, permitindo que os outros ocupem brechas e espaços gerados pelos conflitos internos.
Claro que ocupar a prefeitura do Recife é prioritário e estratégico. Porém, a preocupação do PT pernambucano em fortalecer o partido no resto do estado é justificável. O PSB vem ganhando força com Eduardo Campos (a eleição de Ana Arraes para o TCU é uma prova disso); também por conta das alianças e em nome da governabilidade, os partidos perderam um pouco da sua identidade, da sua individualidade, das suas características, dispondo-se, basicamente em dois blocos: os partidos aliados ao governo  e os não aliados.

Bem, penso que uma coisa é fazer política, outra coisa é criar leis e gerir um município. O que observamos em muitas cidades é que vereadores e prefeitos, durante seus mandatos, deixam de lado esse detalhe e vivem eternamente fazendo política. Medem quantos votos vão custar cada projeto proposto ou cada decisão tomada, esquecendo que o bem da coletividade está à cima de tudo, devendo superar os interesses individuais ou de pequenos grupos.
Conquistar prefeituras no interior envolve a mudança de hábitos dos eleitores; de superar o tradicionalismo e o assistencialismo com propostas, com competência, com inovação. Um grande desafio que pode ser vencido desde que o PT estadual faça o acompanhamento, dê o apoio necessário e auxilie nas campanhas.

Rosângela Martins
DM-PT-Vitória

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

CÂMARA DOS VEREADORES DA VITÓRIA AUMENTA PARA 15 O NÚMERO DE VAGAS

Na sessão ordinária dessa quarta-feira (21), dentre as proposições aprovadas estava o Decreto Lei que fixa o aumento do número de vereadores para 15 vagas, já valendo para o quadriênio 2013/2016 nos termos da Lei Orgânica Municipal e da Emenda Constitucional nº 58 de 23/09/2009. Outra questão, desta vez a pedido do Vereador Pedro Queiroz (PPS), acatado por todos os Vereadores, ficou determinado a suspensão da aprovação de qualquer Projeto de Lei de doação de área de terrenos solicitado pelo Poder Executivo até que o mesmo atenda a um pedido feito no mês de dezembro do ano passado pelo vereador Dr. Saulo (PSB), onde o mesmo requeria ao Prefeito Elias Lira (DEM), o mapeamento detalhado de toda área já doada e tudo o que ainda havia em poder deste Município que ainda estivesse a disposição para futuras doações. Contudo, até então não se tem conhecimento por parte da Casa Diogo de Braga destes dados.

Totalizando quatro aprovações realizadas na noite desta quarta-feira, segue em detalhes cada um dos Projetos:
164/11 – Dispõe sobre revogação da Lei nº 3.444/10, de 06 de julho de 2010, tendo em vista o descumprimento do prazo estabelecido para início da construção da Empresa Donataria Romitec Serviço de Usinagem Indústria e Comércio LTDA – CNPJ nº 07.300.827/0001-60.
165/11 – Dispõe sobre doação de área de terreno para a instalação da Empresa Marcelo Motos & CIA LTDA. Ficando doado à Empresa Marcelo Motos & CIA LTDA, inscrita no CNPJ nº 11.000.157/0002-14, o imóvel de propriedade deste município, situado em área remanescente do Engenho Conceição. Totalizando uma área de 600,00 m².
167/11 – Dispõe sobre reajuste de salários de Professores: ativos, readaptados e inativos, do Município da Vitória de Santo Antão. A categoria a partir de então conta com um reajuste de 5,73% na rede municipal de educação.

Com a aprovação do Decreto Lei que aumenta de 11 para 15 o número de vagas na Casa Diogo de Braga, já valendo para as eleições de 2012, o Poder Legislativo deverá comunicar a Justiça Eleitoral quanto a esta decisão, seguindo postura dos demais poderes legislativos que na grande maioria dos municípios pernambucanos decidiram aumentar suas representatividades. Até então o clima de indecisão entre os parlamentares, permeiado já alguns meses de quanto seria este número, foi dissipado na noite desta quarta, tendo em vista o clima consensual existente entre eles, os quais poderiam decidir até o número de 19 (conforme regra constitucional), contudo, optaram por 15 cadeiras.

Fonte: avozdavitória.com

O MOVIMENTO DE FILIAÇÃO CONTINUA

SOU PT, quero mudança Já!
.
Atividade:
O Partido dos Trabalhadores continua na Avenida. No próximo sábado, dia 24 de setembro, às 09 da manhã, concentração em frente ao Banco do Brasil. 


Reunião:
Também neste sábado realizaremos a reunião ordinária da comissão executiva e diretório municipal. Hora: 16:00 - Local: SINDSEP/PE - Avenida Mariana Amália.
Pauta:
1.    Aprovação de novas filiações (todos/as devem levar as fichas).
2.    Atividade do PT - (Tema: Água)
3.    Listar as pré-candidaturas do PT. (Apresentar novos nomes)
4.    Organizar o Lançamento do Projeto político do PT para nossa cidade e lançamento da Pré-candidatura de Jailton a Prefeito e dos nossos vereadores/as. (data, horário, objetivo, convidados, etc...)
5.    Informes:
a)    Sobre a participação do PT, na apresentação do Projeto “QUERO MUDAR”.
b)    Outros...
(OBS.: ESTA REUNIÃO, COM A MESMA PAUTA, FOI ADIADA PARA O DIA 27/09, TERÇA-FEIRA ÀS 19:30H NO SINDSEP)

APESAR DE TUDO, É PRECISO PROSSEGUIR

Na última segunda feira, um dos nossos mais atuantes companheiros perdeu um filho de forma trágica.
Para as estatísticas, é apenas mais um número acrescido nos índices de violência.
Mas para as pessoas próximas, familiares e amigos, é uma dor que só o tempo ajuda a amenizar.
Todos nós, amigos e companheiros de partido, nos solidarizamos neste momento de pesar, e prometemos nos empenharmos  ainda mais na busca de uma sociedade onde se viva com dignidade e segurança.
Caro Ramilson, vamos reverter este sentimento de tristeza em força, para prosseguir no caminho do bem e da fraternidade.

COMISSÃO DA VERDADE

As famílias daqueles que morreram lutando, para que na atualidade tenhamos plena democracia, terão a oportunidade de saberem tudo o que aconteceu no período da ditadura militar, especialmente no período a partir de 31 de março de 1964,  é o mínimo que o Brasil poderia fazer para consolidar a democracia, a verdade da história. Outros países seguiram o mesmo caminho, o Brasil após os mandatos do Presidente Lula, e na atualidade com o Governo da nossa Companheira Dilma Rousseff, não poderia fazer diferente, o país está suficientemente maduro para enfrentar essa realidade, essa página... Foi com lágrimas nos olhos, que pude assistir hoje, dia 21 de setembro de 2011, a aprovação pela TV Câmara do Relatório da Comissão da Verdade. Que demonstração de dever cívico! Que demonstração de respeito ao povo Brasileiro, que deu a Câmara dos Deputados nessa noite, muito bem conduzida pelo Presidente Marco Maia, é por isso que o Brasil hoje é respeitado no mundo, a qualidade e independência de seus Poderes, o fortalecimento das Instituições, é a garantia que seguiremos firmes nesse caminho. Parabéns a todos que contribuíram com esse momento histórico do nosso país. Que esse momento seja repercutido em todos os cantos, de todas as formas, e de forma permanente. Oxalá que o nosso Senado repita o que fez a Câmara dos Deputados, e em definitivo permita que seja instalada a comissão da Verdade, após a sanção da Presidente Dilma. Tenho a honra e a satisfação de ser brasileiro, e aproveito para parabenizar o nosso deputado Pernambucano do PT Fernando Ferro, pela garra, profundidade e sabedoria pela defesa da proposta e da sua contribuição para a definitiva aprovação da Comissão da Verdade. Mais uma vez, parabéns a todos!
Aristides Joaquim Félix Júnior
Advogado/contador - integrante do PT em Vitória de Santo Antão – PE

COMISSÃO DA VERDADE
Será formada por um grupo de sete pessoas escolhidas pela presidente Dilma, cujo objetivo é examinar e esclarecer, ao longo de dois anos, graves violações aos direitos humanos praticadas entre 1946 e 1988. Na prática, os trabalhos se concentrarão no período da ditadura militar (1964-1985). O resultado não poderá servir para punir ou perseguir judicialmente os envolvidos nas agressões.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

GOVERNO LEVOU BOLSA FAMÍLIA PARA MAIS 180 MIL LARES ENTRE JUNHO E SETEMBRO

Expectativa é positiva em relação ao cumprimento da meta de inclusão de 320 mil famílias até o final do ano
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, informou hoje (19) que o Programa Bolsa Família registrou uma expansão de 180 mil famílias entre junho e setembro.
Segundo ela, a expectativa é positiva em relação ao cumprimento da meta de inclusão de 320 mil famílias até o final do ano e de 800 mil famílias até dezembro de 2013.
De acordo com o balanço da pasta, mais 1,2 milhão de crianças serão beneficiadas pelo programa este mês. Isso porque, a partir de setembro, cada família cadastrada passa a receber até cinco benefícios variáveis referentes a menores de 15 anos, cada um no valor de R$ 32. Antes, o limite era três crianças cadastradas.
Ao todo, 22,6 milhões de benefícios serão pagos apenas para essa faixa etária. Dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, dos 16,2 milhões de brasileiros em situação de extrema pobreza, 40% têm até 14 anos.
“A maior parte da população extremamente pobre é formada por crianças e isso terá um impacto muito grande na extrema pobreza. É um benefício fácil, barato e que tem um impacto grande na população extremamente pobre”, destacou a ministra.
Além dos cinco benefícios pagos às crianças, cada família pode receber até dois por adolescentes com 16 e 17 anos. Com isso, o valor máximo pago por família passou de R$ 242 para R$ 306.
Já o benefício médio calculado pela pasta para cada família passou de R$ 96 em abril deste ano para R$119 em setembro - um aumento de 24,4%.

Fonte: Agência Brasil

UM POUCO DA HISTÓRIA DO PT DE VITÓRIA

A PRIMEIRA ELEIÇÃO DISPUTADA PELO PT DE VITÓRIA

João José do Nascimento, conhecido entre os amigos por Dão, foi o primeiro candidato a prefeito pelo PT, em 1982, com o número 35. Dona Branca, Maria José Gomes de Lira, esposa de Manoel da Conceição de Lira, foi a primeira a se lançar vereadora pelo partido. Seguindo a chapa na época, tivemos Jarbas Barbosa, deputado estadual, médico, que hoje trabalha no senado, com o número 3200;   para deputado federal, Humberto Costa, médico do Hospital João Murilo, 320; e senador, Bruno Maranhão, 30.
Bruno Maranhão é conhecido por suas atitudes polêmicas. Em junho de 2006, como o principal líder do Movimento da Libertação dos Sem Terra, foi preso pelo BOPE (Batalhão de Operações Especiais) na frente do Congresso Nacional. Maranhão coordenou a entrada à força de um grupo de cerca de mil militantes na Câmara dos Deputados. Outros manifestantes tiveram os ônibus interceptados, quando tentavam voltar para casa, e também foram presos.
No final do mês passado, atualmente na condição de dirigente da executiva nacional do PT, Bruno Maranhão, foi submetido a uma cirurgia no Hospital Memorial São José, vítima de uma trombose cerebral. O procedimento teve o objetivo de impedir o comprometimento do lado esquerdo do cérebro, uma vez que o lado direito já tinha sido atingido.
Concluindo a cédula eleitoral, para gonvernador, Manoel da Conceição, com o número 3, falecido na última sexta-feira, após permanecer internado por alguns dias no Hospital João Murilo.

Na foto à cima, o "santinho" utilizado na campanha de Dão e a ficha de filiação ao Partido dos Trabalhadores, assinada por Manoel Antonio de Lira, datada de 18 de maio de 1981, aceita em 10 de junho do mesmo ano.
O desafio de disputar a primeira eleição por um novo partido, que ainda teria um longo caminho a percorrer, mesmo sem um resultado favorável nas urnas, marcou o início da dura jornada do Partido dos Trabalhadores na nossa cidade.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

MOVIMENTO DE FILIAÇÃO AO PT

O Movimento de Filiação ao Partido dos Trabalhadores continua.


No próximo sábado, dia 17 de setembro, às 09 da manhã, o PT de Vitória realizará novo ato, na Avenida, em frente ao Banco do Brasil.

Com esse Movimento, o partido também pretende divulgar algumas propostas e se mostrar à população como uma nova opção para a gestão do município.

O partido também começa a articular uma série de debates que envolvem a sociedade e que mostram a maturidade com a qual lida com esses assuntos.

Notícias ligadas ao partido, um pouco da sua tragetória, as resoluções do 4º Congresso Nacional realizado no início deste mês em Brasília, um pouco da militância de vários filiados, agenda das atividades, além de outras informações, podem ser encontrados no blog do diretório municipal:

www.ptvitoriadesantoantao.blogspot.com

JAILTON ALBUQUERQUE - PRESIDENTE

JOÃO PAULO - UMA HISTÓRIA COM O PT

Com formação política na Juventude Operária e na luta sindical, João Paulo se engajou na criação do PT.
Em 1986, disputou o primeiro mandato de deputado estadual. Apesar dos 10 mil votos, não se elegeu. Mas a vitória nas urnas não tardou. Em 1988 foi eleito o primeiro vereador do PT no Recife, por 1.723 eleitores. Em 1990, deputado estadual. Foi durante este mandato que, ao envolver-se num conflito em defesa de moradores de Sítio Grande (Imbiribeira), ameaçados de despejo, teve três costelas quebradas e um dos pulmões perfurados.
Em 1992 concorreu, sem êxito, a prefeito de Jaboatão.
Em 1994, reeleito deputado estadual com a maior votação da hitória: mais de 50 mil votos.
Em 1996, concorrendo à Prefeitura do Recife, ficou em terceiro lugar.
Esta foto foi no ano de 2000, durante mais uma campanha. Ele foi eleito prefeito do Recife no segundo turno, com 382.900 votos, derrotando o então prefeito Roberto Magalhães do PFL. Luciano Siqueira do PCdoB, que foi vice de João Paulo, é o primeiro na foto, seguido de Lula e João Paulo, com o nosso companheiro vitoriense Baixinha, ao centro.
Em 2004 foi reeleito prefeito do Recife já no primeiro turno, com 56,11%.
Em 2008 consegui fazer o seu sucessor na prefeitura, João da Costa, ainda no primeiro turno.
Em 2010, foi o deputado federal do partido, no estado, que obteve mais votos: 264.250.

sábado, 10 de setembro de 2011

UM POUCO DA HISTÓRIA DO PT DE VITÓRIA

QUANDO LULA ESTEVE EM VITÓRIA PELA PRIMEIRA VEZ

Esta foto, com Lula bem mais jovem, foi em frente ao Sindicato dos Trabalhadores rurais, na Avenida Mariana Amália, em 1981. Seu Manoel Lira, que hoje está com a saúde fragilizada, era presidente do sindicato. Quem arrumou o carro que serviu de palanque foi Toinho, que trabalhava na feira de mangaio e morava no Treze. Ele conheceu Lula em São Paulo trabalhando numa fábrica. Também estão na foto Bruno Maranhão, Chico vigilante, do sindicato da Classe, que já é falecido, e Lála, atualmente morando em Salvador e trabalhando na Caixa Econômica Federal.

Informações e material fornecidos pelo companheiro Baixinha

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

4º CONGRESSO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO NO CONGRESSO DO PT
"O 4º Congresso do PT realizado no último final de semana em Brasília foi um dos melhores que teve". Assim começou o depoimento de Aristides Felix Júnior, um dos delegados pernambucanos a estar presente ao evento.
Esta foto foi ao lado da Ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, quando estávamos eu e Lenilvaldo fazendo denúncias sobre as arbitrariedades que estão sendo cometidas contra os sindicalistas e trabalhadores da Usina Catende.

No plenário, ao lado de Olívio Dutra

Decisões importantes para a renovação política: a mulher ganha mais espaço dentro do partido, e número de  mandatos dos políticos do PT fica limitado.

Com Flávia Ferro, filha de Fernando Ferro e com o poeta Hamilton, ambos também delegados de Pernambuco ao Congresso.
A grandiosidade do evento e o crescimento do nosso partido, nos fazem sentir pequenos diante de tanto que ainda podemos fazer.
Mas a coragem e a desenvoltura da nossa presidente são maiores do que se esperava, o que nos leva a ter a certeza de que o Brasil está no rumo certo.
O companheiro Baixinha também estava lá, como um dos nossos representantes.
Clique abaixo para ler na íntegra a Reforma do Estatuto e a Resolução Política, aprovadas em 04/0911, no 4º Congresso Nacional do PT.
http://www.pt.org.br/arquivos/RESOLUCOES_REFORMA_ESTATUTARIA_PT2.pdf
http://www.pt.org.br/arquivos/RESOLUCAO_POLITICA4CONGRESSO_versao_final.doc

UM POUCO DA HISTÓRIA DO PT DE VITÓRIA

INAUGURAÇÃO DA SADIA

No dia 18 de março de 2009, foi a inauguração da Sadia.
O PT de Vitória estava presente neste momento tão importante para a nossa cidade.
Nesta foto,  ao lado de Humberto Costa, com o pessoal de Chã de Alegria.

Aqui, Jailton, Marcos, Agna, Sr.Manoel, com sua esposa Dona Branca e Baixinha. Todos com o Presidente Lula

SEBASTIÃO PEREIRA DA CRUZ (Baixinha)

"Eu milito desde 1981, quando trabalhava na Maguary Kibom. Naquela época, quando começamos, a campanha era feita como movimento de cultura popular, com mamulengos e brincadeiras nas ruas; tirando xerox, inventando e se entregando de corpo e alma. Mesmo diante de improvisos e dificuldades, foram bons tempos.
Fui candidato a Vereador em 1996 e 2000. Fui preso em Brasília, reivindicando por melhorias na educação. Baixei hospital ferido em 1995, tudo por acreditar na luta de classes. Sou técnico contábil, pedagogo pela UFPE, sou pós-graduado pela Facol em Planejamento e Gestão Escolar, e Gestor de cidade pela FCAP - Faculdade de Administração de PE, e UPE - Universidade de PE. Sou delegado nacional do PT e delegado nacional setorial de Meio Ambiente do PT. Mas nada disso foi construído individualmente. Pude contar com a participação de todos os companheiros que fizeram e fazem do PT, um partido de luta e que acredita em dias melhores para os nossos irmãos Brasileiros. Tendo vivenciado vários momentos, considero-me um autêntico militante das classes populares."

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

NÃO CUSTA NADA PENSAR...

O QUE REALMENTE É QUALIDADE DE VIDA? COMO PODEREMOS ALCANÇÁ-LA?

.TER UMA VIDA DIGNA, SEM PRIVAÇÕES, DECORRENTE DO FRUTO DO NOSSO TRABALHO;
.ENVELHECER COM SAÚDE E RESPEITO, DESEJANDO CONTINUAR VIVENDO;
.OFERECER UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA OS NOSSOS FILHOS, À QUAL LHES AJUDARÁ A ATINGIR SEUS OBJETIVOS;
.TER ACESSO AO BÁSICO: ÁGUA E ENERGIA; RECURSOS IMPRESCINDÍVEIS NO NOSSO DIA A DIA;
.UTILIZAR LIVREMENTE O DIREITO DE EXTERNAR PENSAMENTOS E OPINIÕES, PRESERVANDO O DIREITO DO “OUTRO”;
.SENTIR QUE EXISTE SEGURANÇA, VENDO NOS NOTICIÁRIOS QUE MENOS PESSOAS ESTÃO MORRENDO;
.TER A REALIZAÇÃO DE UMA CASA PARA MORAR; ACESSO À ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL; E TRANSPORTE PÚBLICO.

ESTAMOS FALANDO DE DIREITOS GARANTIDOS EM NOSSA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, FRATERNA E IGUALITÁRIA.

TODOS NÓS QUEREMOS E TEMOS DIREITO A ISSO!                                                        
QUAL O CAMINHO QUE DEVEMOS PERCORRER ENTÃO?
O BRASIL JÁ ENCONTROU O SEU RUMO... PRIMEIRO, COM LULA E AGORA, COM DILMA...
É INEGÁVEL ESSE ACERTO. ATÉ OS OUTROS PARTIDOS JÁ ADMITEM ESSA REALIDADE.
ESSE É O JEITO DO PT GOVERNAR. ESSA É A REALIDADE QUE QUEREMOS AQUI, NA NOSSA CIDADE, TAMBÉM.

É DESSA EXPERIÊNCIA QUE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO PRECISA. TENHA CERTEZA DISSO!
ESTAMOS NO CAMINHO CERTO. O CAMINHO DA COMPETÊNCIA, DE QUEM SABE FAZER.
E ESTE CAMINHO É O PT!

FILIE-SE AO PARTIDO DOS TRABALHADORES! SEJA CANDIDATO A VEREADOR PELO PT! PARTICIPE DOS NOSSOS DEBATES!

Maiores informações: tel.8704-5510 – e-mail:  ptvitoria@yahoo.com.br www.ptvitoriadesantoantao.blogspot.com/

JAILTON ALBUQUERQUE - PRESIDENTE

MOVIMENTO DE FILIAÇÃO NO SÁBADO, DIA 10/09, ÀS 9H NA AVENIDA MARIANA AMÁLIA

4º Congresso Nacional: PT vai limitar mandatos de parlamentares do partido

Vereadores e deputados da legenda só poderão ter três mandatos consecutivos. Senadores ficarão por dois, o que corresponde a 16 anos

A partir de 2014, parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT) não poderão mais criar raízes em cargos eletivos. Uma mudança no estatuto da legenda aprovada neste sábado, durante o congresso nacional petista realizado no último final de semana, limita a quantidade de mandatos dos filiados.
A proposta foi apoiada por 57% dos 1.350 delegados que participaram da votação. Com a nova regra, vereadores, deputados estaduais e federais poderão ter somente três mandatos consecutivos e senadores, dois mandatos. A contagem será zerada em 2014, logo, quem já exerce o terceiro mandato terá direito a mais três. Para as eleições municipais, valerá somente em 2016.
O deputado federal e presidente do PT de Minas Gerais, Reginaldo Lopes, foi um dos principais defensores da ideia. “Se o partido quer fazer a reforma política incluindo a votação em lista fechada, precisa garantir ao povo brasileiro que haverá renovação nas casas legislativas, para que ninguém fique se perpetuando no poder”, afirmou.
A mudança irá obrigar parlamentares históricos a candidatarem-se a cargos diferentes. Se a regra já estivesse valendo, o senador Eduardo Suplicy, de 70 anos, por exemplo, deveria começar a pensar no que fazer nas próximas eleições. Em 2014, ele encerra seu terceiro mandato no Senado – o correspondente a 24 anos. No entanto, como a novidade ainda não está valendo, Suplicy poderá, se quiser e for eleito, ser senador até 2030, quando estará com 89 anos.

Estatuto - Os petistas decidiram restringir a realização de prévias para a escolha de candidatos nos estados. Ficou definido que, se 2/3 dos integrantes de um determinado diretório forem contra a realização do pleito interno, ele não ocorrerá. Ainda foi decidido que metade dos cargos de direção da legenda será ocupada por mulheres e que haverá uma cota de 20% para militantes com menos de 30 anos de idade nos cargos superiores do partido. Afrodescendentes também terão direito a um quinto dos cargos.
  
Alianças - Disposto a ampliar seu poder nas principais cidades do país , o PT também aprovou uma ampla política de alianças para as eleições municipais de 2012, abrindo caminho para compor com o PMDB e demais partidos da base. Não foram feitas restrições nem mesmo ao PSD, sigla que está sendo criada pelo prefeito de SP, Gilberto Kassab. Eleitos como adversários, DEM, PSDB E PPS, inclusive, podem chegar a coligações com o PT, desde que não seja para composição da chapa majoritária.

domingo, 4 de setembro de 2011

MOVIMENTO DE FILIAÇÃO AO PT

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em Vitória de Santo Antão convoca todos os filiados, militantes e simpatizantes para o grande MOVIMENTO DE FILIAÇÃO AO PT, que ocorrerá no próximo sábado, dia 10 de setembro, de 09 às 11 da manhã, em frente ao Sindsep, na Avenida Mariana Amália.
Compareçam e levem seus amigos.
Esta é a oportunidade das pessoas fazerem a sua filiação, optando pelo partido que pode dar à Vitoria de Santo Antão os mesmos avanços que o Governo do PT, primeiro com Lula e agora com Dilma, está dando ao Brasil.

JAILTON ALBUQUERQUE
PRESIDENTE DO PT DE VITÓRIA

sábado, 3 de setembro de 2011

4º CONGRESSO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES


"Ontem a abertura foi muito interessante. Presenças das nossas lideranças, do ex-presidente Lula e da Presidenta Dilma. Ela esta cada vez melhor, descontraída, espontânea, confiante. 

Ontem, dia 02, tivemos poucas falas...o Presidente da CUT, Deputada Federal representante do Peru, Rui Falcão nosso Presidente nacional do PT, Lula - numa fala discreta - e depois Dilma, a melhor e mais empolgante. Deixou claro seus planos, agradeceu à militância por sua vitoria e pelo governo, falou de planos para o futuro, deixou claro o direcionamento do governo no combate à corrupção e encerrou engrandecendo o Partido.

Aqui temos a real dimensão do tamanho e importância do PT e de sua contribuição para o país.

Ao final, tivemos um show com Jorge Aragão.

Lembro que a TVPT está transmitindo ao vivo o Congresso."

Esta foi a impressão do nosso companheiro Aristides Joaquim Félix, que, juntamente com Sebastião Pereira da Cruz (Baixinha), está participando da Etapa Extraordinária do IV Congresso Nacional do PT que começou nesta sexta-feira (2) e vai até o domingo (4), no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília.

O evento reune os mesmos 1.350 delegados participantes da primeira etapa realizada em 2010 e que, entre outras decisões importantes, referendou o nome de Dilma Rousseff para disputar a Presidência da República pelo PT.

Nesta etapa, os delegados irão discutir e aprovar as alterações no Estatuto do PT. Além disso, o IV Congresso do PT vai aprovar resolução política sobre Conjuntura.

Programação

02 de Setembro (Sexta-feira)
10h00 Abertura do Credenciamento
18h00 Leitura e Aprovação do Regimento interno
19h00 Abertura Oficial
21h30 Atividade Cultural

03 de Setembro (sábado)
09h00 Conjunturae Resolução Política
12h00 Almoço
14h00 Reforma Estatutária- Apresentação dasemendas pela comissão de sistematização
15h00 Reforma Estatutária- Grupos de Discussão
18h00 Lanche
20h00 Apresentação, debate e votação das emendas de Resolução Política

04 de Setembro (Domingo)
09h00 Apresentação, debate e votação das emendas ao Estatuto
14h00 Encerramentoe Almoço

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

1ª EDIÇÃO DO FÓRUM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO NA ROTA DO DESENVOLVIMENTO

O presidente municipal do PT, Jailton Albuquerque, na condição de presidente da ACIAV - Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Vitória de Santo Antão, participou, na última terça feira, do Fórum "Vitória na Rota do Desenvolvimento". Juntamente com representantes da gestão do município e do Estado,  Jailton, abordando o comércio de Vitória de Santo Antão como tema, fez um breve histórico da ACIAV, reforçando o seu compromisso de, enquanto entidade representativa, fomentar o comércio. Também fez uma breve análise da atual situação física da área comercial na cidade, que, somente com ações eficazes do governo municipal, pode melhorar a sua estrutura. O grande empreendimento Vitória Park Shopping também foi citado como uma oportunidade aos empresários locais de se expandirem, e também como um atrativo para novos consumidores das cidades próximas.

SEMINÁRIO


Seminário de Intoxicados debateu o uso de materiais insalubres pelos servidores da Funasa e da Saúde

É cada vez mais alarmante e preocupante o número de servidores do Ministério da Saúde e da Funasa vítimas de doenças provocadas pelo uso sem controle de material insalubre. Em muitos casos, e com o uso a médio e longo prazos, os servidores chegam a morrer por conta dos produtos tóxicos. Toda essa problemática foi discutida durante o Seminário de Intoxicados em Brasília, realizado no Sindsep-DF, no último dia 25.   

Mais de 300 servidores da área participaram do evento, entre eles o diretor do Sindsep-PE, José Felipe, e os servidores Ramilson Matos e Antônio Lemos. Esse último, inclusive, é uma vítima dos materiais tóxicos. Ex-servidor da Funasa e atual do Ministério da Saúde, trabalha há anos com produtos in-salubres e pode vir a fazer um transplante de fígado. “A taxa de mortalidade no ministério e na Funasa está muito acima do  normal, o que já caracteriza uma epidemia”, ponderou José Felipe.
No Seminário, foram exibidos vídeos com depoimentos de in-toxicados e apresentados o anda-mento dos processos judiciais relativos ao problema. A toxicóloga da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Heloisa Pacheco, também falou sobre o tema, enquanto a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB/AC) explicou sobre a lei de sua autoria que trata de uma indenização aos intoxicados. Ao final, foram criadas comissões nacional e estaduais de intoxicados e elaboradas propostas para combater o mal que esses materiais fazem às pessoas que trabalham durante anos, como os servidores da Saúde e da Funasa no combate às endemias. No Estado, uma comissão já está sendo preparada. “Estamos levantando dados e preparando um seminário para discutir o tema”, adiantou José Felipe.

NÚMEROS
Recentemente, o Sindsep-PE solicitou ao Ministério da Saúde a relação dos servidores de Pernambuco que faleceram no período de um ano, entre junho de 2010 a julho de 2011. Em resposta, a Secretaria Executiva do Ministério elencou pelo menos 126 óbitos, apenas dos servidores da Pasta, excluindo os da Funasa, cuja quantidade não foi repassada.
“É importante esclarecer que esse número não se refere apenas às mortes provocadas pelo material tóxico, há casos de morte natural, mas muitos desses óbitos têm como causa a intoxicação provocada pelo uso em longo prazo do material de trabalho desses servidores”, explica a secretária geral do Sindsep-PE, Graça Oliveira.