terça-feira, 28 de maio de 2013

UM NOVO BRASIL, UMA NOVA POLÍTICA

Um novo Brasil, uma nova política
 
O Brasil tem avançado muito na distribuição de renda no desenvolvimento econômico e no reconhecimento internacional. Mas pode avançar muito mais. Para isso falta um sistema político mais democrático, que represente melhor todos os segmentos da sociedade e ajude o país a ultrapassar os entraves ao nosso desenvolvimento social e econômico. O PT defende mudanças profundas na política brasileira.
Queremos que as cidadãs e os cidadãos participem mais das decisões e acreditem que os governos e parlamentares vão exercer seus mandatos de acordo com os projetos debatidos e escolhidos nas eleições. As mulheres precisam ter o espaço na política que é delas por direito, assim como os outros segmentos sub-representados. É necessário também haver mais igualdade, transparência e economia de recursos na disputa pelos cargos públicos.
Uma transformação desse porte enfrenta obstáculos enormes. O pensamento oligárquico, preconceituoso e autoritário, que teve seu auge na ditadura, ainda é forte em nossa política. Além disso, os interesses especulativos e de alguns grupos com grande poder econômico, que têm seus lobbies muito bem entrincheirados no jogo político, tentarão barrar mudanças que reduzam seu poder de influência.
Temos a convicção de que é possível e necessário avançar.
Por isso elegemos como prioritários o financiamento público exclusivo de campanhas, o voto em lista preordenada, o aumento da participação popular e a maior participação das mulheres na vida pública.
Rui Falcão, presidente nacional do PT

sexta-feira, 24 de maio de 2013

DILMA INDICA LUIS ROBERTO BARROSO PARA STF


A presidenta Dilma Rousseff indicou, na quinta-feira (23), Luís Roberto Barroso para ocupar a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF), com a aposentadoria do ministro Ayres Britto. Em nota oficial, a presidenta diz que Barroso “cumpre todos os requisitos para o exercício do mais elevado cargo da magistratura do País”. O indicado é professor de Direito Constitucional na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e procurador do estado.

GRUPO APOSENTE UM VEREADOR VITORIENSE PROMOVE EVENTO NO LIVRAMENTO

FEIRA DE TROCA DE LIVRO OCORRE NO PRÓXIMO DOMINGO (26) NA PRAÇA DO LIVRAMENTO (próximo ao correto).
Agora com novidades... Além da feira, teremos música ao vivo, conscientização através da Corrente do Bem Pelos Animais, Imagens históricas da cidade, grafite, entre outras coisas...
Compareça, ocupe os espaços públicos e vamos mostrar que as praças de Vitória de Santo Antão, tem vida e não merecem ser abandonadas ou servirem como "alavancadora de votos" para os políticos. Ela são espaço para promoção da cultura. #ocupe

quinta-feira, 23 de maio de 2013

A FORÇA DA PRESIDENTA

Presidenta Dilma é a segunda mulher mais poderosa do mundo, segundo Forbes

 
A presidenta Dilma Rousseff é a segunda mulher mais poderosa do mundo e a presidenta da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, aparece na 18ª posição, segundo ranking anual da revista Forbes divulgado ontem.  Dilma fica atrás apenas da chanceler alemã, Angela Merkel, que lidera a lista pelo terceiro ano consecutivo. De acordo com a revista americana, ao dar “ênfase no empresariado”, a presidenta tem “inspirado uma nova geração de empreendimentos no país”.


quarta-feira, 22 de maio de 2013

19º GRITO DA TERRA BRASIL

Petistas anunciam Grito da Terra hoje em Brasília

Os deputados Assis do Couto (PT-PR) e Anselmo de Jesus (PT-RO) e a deputada Luci Choinacki (PT-SC) registraram, em plenário, a realização do 19º Grito da Terra Brasil, hoje, em Brasília. O evento é promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag).
“Nesta quarta-feira, mais de cinco mil trabalhadores e trabalhadoras rurais estarão na Esplanada dos Ministérios. São esses trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar que construíram esse movimento que já resultou em muitas conquistas para o nosso País”, disse Assis do Couto.
“Quero parabenizar a Contag por essa mobilização. Nesses 19 anos, as conquistas da agricultura familiar brasileira saíram dessas grandes negociações, desses momentos de diálogo, de uma pauta bastante propositiva”, destacou Anselmo de Jesus. 
A direção da Contag e representantes das 27 Federações de Trabalhadores na Agricultura estão participando de audiências com equipes técnicas do governo.  
A mobilização acontece hoje e pretende reunir cerca de 5 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o País.

Fonte: informativo PT na Câmara

COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE COMPLETA UM ANO


A Comissão Nacional da Verdade (CNV) divulgou, ontem, o balanço do seu primeiro ano de trabalho. Após realizar 15 audiências públicas em nove unidades federativas, além de dialogar com órgãos de outros países que possuem ou possuíram comissões similares, a CNV acumulou mais de 16 milhões de páginas de documentos e, entre outros êxitos, identificou e localizou 240 agentes da repressão do Estado ainda vivos, que poderão prestar informações sobre a ditadura que vigorou entre 1964 e 1985.
O trabalho da CNV se baseia fundamentalmente na pesquisa documental, na coleta de depoimentos e na realização de reuniões e audiências públicas, nas quais a sociedade pode contribuir com informações sobre os temas e casos abordados pela comissão.
Para parlamentares petistas, o saldo dos primeiros 12 meses da atuação da CNV é muito positivo. O deputado Nilmário Miranda (PT-MG), por exemplo, avalia que o trabalho da comissão vai “deslanchar” a partir de agora, passado o período de montagem da equipe, de definição da metodologia e do próprio entrosamento dos integrantes.
“O segundo ano deve ser ainda bem mais profícuo do que esse primeiro. Os sete membros da comissão nunca haviam trabalhado juntos e, além disso, as mais de cem comissões estaduais e setoriais criadas para apoiar a comissão nacional ainda estão produzindo os seus relatórios parciais. E tudo isso vai convergir a partir de agora”, ponderou Nilmário, que foi vítima do regime encerrado em 1985.
A deputada Erika Kokay (PT-DF) também elogiou o trabalho da CNV e a decisão da presidenta Dilma Rousseff de prorrogar o prazo de funcionamento do órgão, de maio de 2013 para dezembro de 2014.

“Não tínhamos dúvida quanto à necessidade de estender os trabalhos da comissão, pois o Brasil ficou sob um silêncio ameaçador durante muito tempo, por isso é muito bom que a presidenta Dilma tenha tomado essa decisão. O balanço é positivo e a comissão está desnudando inúmeros aspectos que até o momento não estavam tão claros, mas é importante o aprofundamento dos vínculos com os comitês e comissões setoriais que foram criados nas universidades, nos sindicatos, nos órgãos públicos e em todos os espaços da sociedade, para que, após a verdade vir à tona, possamos alcançar a Justiça”, defendeu a deputada, que também foi perseguida pela ditadura.

Fonte: informativo PT na Câmara

terça-feira, 21 de maio de 2013

GRUPO APOSENTE UM VEREADOR VITORIENSE PROMOVE FEIRA DE TROCA DE LIVROS EM VITÓRIA


Com o objetivo de trocar conhecimentos e motivar a prática da leitura em Vitória de Santo Antão, participantes do grupo Aposente um Vereador Vitoriense realizam na tarde deste domingo, 26 de abril, às 16h,  sua segunda edição em 2013, da feira de troca de livros. Nesta ocasião, o local escolhido pelo grupo foi a Praça do Livramento (próximo as imediações do coreto).
A proposta é simples: ao invés de comprar um livro novo, pode-se fazer uma troca com o livro de outra pessoa. Para participar, basta levar livros em bom estado de conservação, de quaisquer gêneros literários. Além de livros, a feira também contará com a troca de Gibis e Cordéis.
As novidade desta edição será: música ao vivo, conscientização através da Corrente do Bem Pelos Animais, Imagens históricas da cidade, grafite, entre outras coisas.
Serviço:
Feira de troca de livros
Domingo, 26 de maio, às 16h
Local: Praça do Livramento, Vitória.

Fonte: a Voz da Vitória

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Dilma: Boato sobre fim do Bolsa Família é desumano e criminoso

A presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (20) que o boato a respeito da interrupção do Programa Bolsa Família é “desumano e criminoso”. Em discurso durante cerimônia de entrega do navio petroleiro Zumbi dos Palmares, em Ipojuca (PE), Dilma pediu que os brasileiros não acreditem nos boatos.

“Eu queria deixar claro o compromisso do meu governo com o Bolsa Família: é um compromisso forte, profundo e definitivo. Não abriremos mão do Bolsa Família (…) Não acreditem nos boatos, porque os boatos desse país às vezes ocorrem de forma surpreendente. Brasileiros ainda têm e terão durante algum tempo que receber o benefício do Bolsa Família. O que aconteceu no Brasil sábado foi falso, negativo e levou intranquilidade às famílias que recebem o Bolsa Família”, afirmou.
No domingo (19), o ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome divulgou nota de esclarecimento sobre boatos a respeito da suspensão do Bolsa Família e encaminhou pedido de providências ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que já determinou a abertura de inquérito policial para apurar os fatos com o máximo rigor.

Fonte: blog do Planalto

Bolsa Família: Ministra pede que população siga o calendário de saques

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, fez no domingo (19) um apelo para que a população siga o calendário do governo para saque do benefício do Programa Bolsa Família e não procure as agências da Caixa Econômica Federal e dos Correios antes da data.

Para a ministra, o boato de que o programa seria suspenso não prejudica o governo, mas a população. “Não consigo entender o que alguém ganharia [com o boato]. O governo não vai ser prejudicado, pois o Bolsa Família já está consolidado. Esperamos que seja um mal entendido”, disse.
A ministra declarou desconhecer relatos de usuários nas redes sociais que dizem ter conseguido sacar o benefício antes da data e que demonstraram temor de que isso sinalizasse uma interrupção futura do programa.
O Bolsa Família completará dez anos em outubro deste ano e, atualmente, atende a 13,8 milhões de famílias e a 50 milhões de pessoas. De acordo com Tereza Campello, no início da gestão de Dilma Rousseff o orçamento do programa era R$ 14 bilhões e saltou para os R$ 24 bilhões previstos para 2013. “É um programa que nunca foi contingenciado”, declarou.
Um levantamento da Caixa Econômica Federal mostra que na região Nordeste houve tumulto para tentativa de saque em nove agências de Alagoas, 15 da Bahia, 14 de Pernambuco, 18 da Paraíba, 34 do Ceará, 8 do Piauí e 13 do Maranhão.
Segundo o banco, foi registrada confusão ainda no Rio Grande do Norte e em Sergipe. Até o momento, não foi divulgado o balanço em outras regiões. Mais cedo, a Presidência da República havia relatado também corrida de beneficiários a agências da Paraíba, do Amazonas e do Rio de Janeiro.
(Agência Brasil)

Na Argentina, Lula recebe oito títulos e inaugura universidade sindical

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na última sexta-feira, em Buenos Aires, nada menos que oito títulos de doutor honoris causa de universidades argentinas, em cerimônia realizada no Senado do país vizinho. Agora, já passam de 40 os reconhecimentos globais pela atuação dele no governo brasileiro.
Na noite de quinta, Lula participou, junto com a presidenta argentina Cristina Kirchner, da inauguração da Universidade Metropolitana para a Educação e o Trabalho (UMET). A universidade foi criada pelo sindicato de trabalhadores em prédios e condomínios da Argentina.

Fonte: informativo PT na Câmara

sábado, 18 de maio de 2013

CUT - 30 ANOS


Em comemoração aos 30 anos, CUT lança Campanha de sindicalização e filiação de novos sindicatos

Fortalecer o movimento sindical combativo para aprofundar as conquistas e transformações sociais

Escrito por: William Pedreira

A Central Única dos Trabalhadores – CUT - é a maior e mais representativa central sindical do País. 35,60% de todos os trabalhadores brasileiros filiados a alguma entidade sindical são representados por um sindicato CUTista.
Para celebrar seus 30 anos (28 de agosto de 1983), ao longo de 2013, a CUT intensificará campanhas que nortearam a fundação da entidade: a da liberdade e autonomia sindical, de sindicalização e filiação de sindicatos.
Lançada no 1º de maio, Dia do Trabalhador, a Campanha tem como objetivo conquistar 13% de crescimento chegando a um milhão de novos associados e também a filiação de mil novas entidades à Central.
“É o momento de resgatarmos a história da Central, suas lutas, sua representatividade na conquista e ampliação de direitos para a classe trabalhadora e, principalmente, sua importância no processo de redemocratização e transformações sociais e econômicas do País”, destacou Valeir Ertle, secretário-adjunto de Organização e Política Sindical da CUT.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

PT Pernambuco lança Setorial da Criança e do Adolescente

Membros do PT estadual apresentaram à Executiva do partido a ideia de implementar o "Setorial da Criança e do Adolescente". 

Uma comissão provisória foi criada para cuidar dos primeiros passos do setorial, que será oficialmente lançado no próximo sábado (18/05), na reunião do diretório estadual, em local a ser definido. 

Serviço:
PT Estadual: Rua Gouveia de Barros, nº 124 -  Santo Amaro
Telefone: 3038-1007

ARTICULAÇÃO DE ESQUERDA APRESENTA CANDIDATO AO PED-2013

Através do Manifesto A ESPERANÇA É VERMELHA, a Articulação de Esquerda entra na disputa do PED 2013 e apresenta o nome de VALTER POMAR como candidato à Presidência Nacional do PT.

Valter Pomar iniciou sua militância política no final dos anos 1970, como tantos outros: lutando contra a ditadura militar e aprendendo com a tradição marxista, socialista e revolucionária, a que segue ligado até hoje.
Filiado desde os anos 1980, militou em núcleos de base, foi dirigente municipal e estadual, desempenhando tarefas organizativas, de formação e comunicação. De 1997 até 2005, foi terceiro vice-presidente nacional do PT. Foi secretário de Cultura na cidade de Campinas (SP) de dezembro de 2001 a dezembro de 2004.
Entre 2005 e 2009, Valter Pomar esteve à frente da Secretaria de Relações Internacionais do PT e desde então até os dias de hoje ocupa o cargo de Secretário Executivo do Foro de São Paulo, desempenhando, nestas funções, importante trabalho de interlocução política do PT com as forças de esquerda no mundo todo e em especial, na América Latina.

Fonte: Página 13 - Articulação de Esquerda

quarta-feira, 15 de maio de 2013

MP DOS PORTOS PASSA NA CÂMARA


Câmara aprova MP que moderniza e torna portos brasileiros mais competitivos


Depois de um dia de intensos debates e negociações, o plenário da Câmara aprovou, no fim da noite de ontem, a medida provisória (MP 595/12) que cria um novo marco regulatório para o setor portuário. Até o fechamento desta edição, os deputados ainda apreciavam destaques ao texto para concluir a votação e enviar a MP para análise do Senado, que deverá votar a matéria até quinta-feira (16), quando a medida perde a validade.

Fonte: informativo PT na Câmara

DILMA ANUNCIA MAIS APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR

A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta semana no programa de rádio “Café com a Presidenta” que o governo federal vai aumentar o limite de compras de alimentos produzidos pela agricultura familiar. A medida faz parte do novo Plano Safra da Agricultura Familiar, que deve ser anunciado em junho. “O governo tem dado um grande apoio ao setor. Já compramos R$ 2,25 bilhões de alimentos produzidos pela agricultura familiar, e isso tem ajudado a gerar emprego, renda para os nossos trabalhadores no campo e tem alimentado muita gente que precisa pelo Brasil afora”, explicou Dilma.

Fonte: informativo PT na Câmara

segunda-feira, 13 de maio de 2013

MAIS INCENTIVO PARA ESTUDANTES DE BAIXA RENDA


Governo lança programa de auxílio financeiro a estudantes de baixa renda

O Ministério da Educação (MEC) anunciou na semana passada  o Programa Nacional de Bolsa Permanência que vai atender alunos de baixa renda das instituições de ensino superior do País. Para ter acesso ao benefício os estudantes precisam estar matriculados em curso com carga horária de até 5 horas/dia e ter uma renda mensal de no mínimo 1,5 salários mínimos. O valor estipulado é de R$ 400 e será pago via Banco do Brasil.

Fonte: Informativo PT na Câmara 13-05-13

LEI PREVÊ MAIS JUSTIÇA SOCIAL


Nova lei regulamenta aposentadoria de pessoas com deficiência

A presidenta Dilma Rousseff sancionou na sexta-feira a Lei Complementar 142/13, que reduz a idade e o tempo de contribuição à Previdência Social para a aposentadoria de pessoa com deficiência. As novas regras entrarão em vigor daqui a seis meses, de acordo com o Diário Oficial da União. Segundo o deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), a lei foi amplamente debatida na Comissão de Seguridade Social da Câmara e construída com muita prudência pelo governo federal.  “É um avanço da justiça social e dos direitos fundamentais das pessoas com deficiência, que no passado foram marginalizadas”, afirmou Nazareno.  Para o petista, ao reduzir a idade e o tempo de contribuição à Previdência, “o governo está fazendo justiça aos que convivem com dificuldades que muitos não têm”.

Fonte: informativo PT na Câmara 13-05-13

ECONOMIA NO GOVERNO DILMA CONTINUA ESTÁVEL

Crescimento do emprego e controle da inflação confirmam estabilidade da economia 

Os números da economia brasileira divulgados na semana passada  – emprego na indústria cresceu 0,2% em março; alta do IGP-M foi de 0,03%; e inflação acumulada nos últimos 12 meses ficou no centro da meta do Banco Central em 6,49% – sinalizam que o País está vivendo o pleno emprego, com inflação controlada e com garantia do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em pelo menos 3% neste ano. A avaliação é do deputado Jorge Bittar (PT-RJ), coordenador da Bancada do PT na Comissão Mista de Orçamento.

Fonte: informativo PT na Câmara 13-05-13

sábado, 11 de maio de 2013

OPINIÃO

O PT ESTÁ SE ANIMANDO
(por Sheilla Borges do Jornal do Comércio)


A marca do PT continua forte em Pernambuco e o partido tem chances reais de disputar a eleição de 2014 com condições de vencer. Estes foram alguns dos resultados apontados pela pesquisa que a direção nacional da sigla realizou no Estado. Ela mexeu com a autoestima dos líderes petistas que estava em baixa após a derrota do ano passado para Eduardo Campos no Recife.
O PT verificou que construiu uma marca fora dos limites da Região Metropolitana do Recife. Isso se deve principalmente aos efeitos dos programas sociais implantados pelos governos de Lula e Dilma, que foram veiculados no programa da agremiação desta semana, em cadeia nacional de televisão e rádio.
Por isso, a pesquisa identificou que o cidadão quer que o Estado seja parceiro da União, sugerindo um alinhamento e uma identidade política entre essas instâncias de poder. Em resumo: a  população tem receio de que as conquistas sejam perdidas, caso o PSB decida lançar Eduardo Campos a presidente e rompa a aliança com o PT.
O eleitorado acha mais seguro ser aliado do que oposição. A crise entre o PT e o PSB não foi assimilada pelo povão. A animação da cúpula do PT, contudo, tem que contaminar a base. É a militância que toma conta de uma campanha. Nesse quesito, Eduardo partiu na frente no estado, mas parece que se levar não será mais por W.O.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

PRORROGAÇÃO DOS PRAZOS DAS PLENÁRIAS DE NOVOS FILIADOS


Atenção: Prazo para a realização das plenárias de novos(as) filiados(as) é prorrogado para 12 de agosto
Em reunião realizada no dia 12 de abril, o Diretório Nacional do PT aprovou a prorrogação do prazo para a realização das plenárias de formação e filiação para 12 de agosto de 2013.
A participação dos novos filiados na plenária é uma condição do novo Estatuto do PT para completar o processo de filiação, sendo também uma oportunidade para conhecer e declarar acordo com os direitos e deveres do(a) filiado(a). Além disso, é a etapa inicial da formação política e um momento para saber como participar dos núcleos e atividades do partido.
Para apoiar a realização das plenárias, acesse o caderno e o vídeo de formação “Bem-vinda, Bem-Vindo ao PT”, que já estão disponíveis na área pública do portal da Escola Nacional de Formação do PT.

PRESIDENTA DILMA ANUNCIA REDUÇÃO DE JUROS PARA MICROEMPREENDEDOR

Presidenta Dilma anuncia redução de juros para microempreendedor

A presidenta Dilma Rousseff anunciou em São Paulo, nesta segunda-feira (6), que a taxa de juros para microempreendedores vai cair de 8% para 5% ao ano. A mudança no Programa de Microcrédito Produtivo e Orientado, o Crescer, está prevista para o fim deste mês.
“A questão dos pequenos negócios é imprescindível para o futuro e presente do País”, destacou ao discursar no evento de posse do presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, na capital paulista.
“Eu desconheço qualquer país do mundo que, em tão pouco tempo, realizou uma mobilização dessa envergadura para formalizar, por um lado, e apoiar dando crédito a esse conjunto de empreendedores. Nosso governo tem um compromisso inquestionável com os pequenos negócios”, declarou, ao comentar os resultados do Microempreendedor Individual (MEI), que deve alcançar a marca de 3 milhões de cadastrados nos próximos dias.

ATUAL PRESIDENTE DO PT, RUI FALCÃO, SERÁ CANDIDATO À REELEIÇÃO


Atual presidente do PT, Rui Falcão, será candidato à reeleição
Os deputados federais, dirigentes e lideranças políticas do Movimento PT – tendência interna do partido - se reuniram nesse final de semana, em Brasília, para discutir a conjuntura política, o Processo de Eleição Direta - PDE, e os desafios da corrente.
Na abertura do encontro, o coordenador nacional do movimento, Romênio Pereira, disse à militância que a corrente sempre buscou o diálogo nos debates internos. “Sempre buscamos entendimento e alianças, sem costuras pré-definidas”, salientou.
Já Rui Falcão, presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores, informou as principais prioridades do partido, entre elas, o projeto nacional de reeleição da presidenta Dilma e eleger o maior número de deputados e senadores, bem como realizar a reforma política e fazer a luta pela liberdade de expressão no país. “A exemplo da Câmara, queremos em 2014, ser a maior bancada no Senado. Eu sei que o povo do RN quer ver Fátima Bezerra no Senado ou no Governo. O desejo do PT é Fátima no Senado, para ampliar nossa bancada naquela Casa”.
Debate
 Relembrando a luta do Partido dos Trabalhadores nos últimos 10 anos, como a redução das taxas de juros e do custo de energia, o combate a extrema pobreza, a implantação nas escolas da educação em tempo integral, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que o governo tem se empenhado para implantar suas políticas públicas. “Lula e Dilma são uma coisa só, o coração do Brasil. Temos que buscar o espirito de unidade dentro do partido e a reeleição da presidenta Dilma”, disse.
A deputada federal Fátima Bezerra destacou também a tarefa do PT lutar pela aprovação do Plano Nacional de Educação com aplicação de 10% do PIB e o 100% dos recursos do petróleo para educação. Deputada falou, também, de 2014: “Precisamos fortalecer o partido. Em 2014, queremos não só reeleger presidenta Dilma Rousseff, mais ampliar o número de deputados e senadores para continuar a agenda de transformar social em curso no país”, ponderou.
Para o deputado Biffi, o debate interno demostra muita maturidade,  força e a riqueza da corrente. “O movimento PT tem um peso muito importante dentro do partido. O encontro serviu também para traçar os rumos estratégicos da corrente”.
No final do encontro, os delegados aprovaram apoio a candidatura de reeleição de Rui Falcão.  O encontrou contou ainda com a participação da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosario (RS); do líder do Governo, deputado Arlindo Chinaglia (SP); dos deputados federais Geraldo Magela (DF), Zé Airton (CE), Fernando Ferro (PE) e Assis do Couto PR), e da Secretaria Estadual de Politicas para as Mulheres, Ariane Leitão.

MOMENTO DE LAZER E CULTURA EM PIRITUBA



A convite de Beto do Pró-Asfalto, o grupo teatral Mosaico Cultural do Rio Grande do Sul, vindos de Porto Alegre, traz para Vitória de Santo Antão, misturando poesia, música e contação de histórias, o espetáculo Corsários Inversos – Uma incrível Aventura Pirata. A apresentação será nesta sexta-feira, dia 10 de maio, na Praça de Pirituba (em frente a Igreja Católica), às 15h.
É um espetáculo para crianças e adultos. Vale a pena assistir.
O grupo de teatro Mosaico Cultural, está realizando apresentações gratuitas em Pernambuco ao longo deste mês. Antes de chegar a Vitória, os “piratas” já haviam se apresentado na Praça do Rosário, em Caruaru, no Agreste e na Praça da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, e planejam seguir a turnê com apresentação também em Petrolina.

domingo, 5 de maio de 2013

Movimento PT realiza encontro nacional neste final de semana


A tendência interna do Partido dos Trabalhadores Movimento PT realiza neste final de semana Congresso Nacional 2013. O evento ocorrerá em Brasília, no Brasília Imperial Hotel, que fica no SHS, Quadra 3, Bloco H.
A organização do evento espera receber cerca de 200 delegados de 24 Estados mais o Distrito Federal participarão do Congresso. Esses delegados foram eleitos nos encontros estaduais da tendência. 
Durante o evento, será discutida a conjuntura atual, o Processo de Eleições Diretas do PT de 2013 e a organização interna da tendência.
Confira a programação
Sábado - 4 de maio
9h - Credenciamento (auditórios 5 e 6 do Hotel)
10h -11h - Abertura
Romênio Pereira - coordenador Nacional do MPT e convidados:
Rui Falcão - presidente Nacional do PT
Carlos Henrique Árabe - membro do Executiva Nacional do PT
Valter Pomar - membro do Diretório Nacional do PT
Wasny de Roure - Deputado Distrital PT/DF e presidente da Câmara Legislativa do DF
11h - 13H - Debate sobre Conjuntura
Debatedores:
Maria do Rosário - deputada federal PT/RS, ministra da Secretaria de Direitos Humanos/PR e membro do Diretório Nacional do PT
Geraldo Magela - deputado federal PT/DF e secretário de Habitação do Governo do Distrito Federal
Fátima Bezerra - deputada federal PT/RN, Vice presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores, Membro da Executiva Nacional do PT
Arlindo Chinaglia - deputado federal PT/SP e líder do Governo Dilma na Câmara.
Delcidio Amaral - senador da Republica PT/MS e membro do Diretório Nacional do PT
Coordenação da mesa: Reudson/CE - membro do Diretório Nacional do PT
13h às 14h30min - Almoço
14h30min – 18h - Debate Movimento PT
Organização nacional e desafios da corrente
Debatedores:
Romenio Pereira - membro do Diretório Nacional do PT
Luis Cesar Bueno - deputado estadual PT/GO e membro do Diretório Nacional do PT
Virgílio Guimarães - membro da Executiva Nacional do PT
Ariane Leitão - secretária de Políticas para as Mulheres do RS e diretora da Fundação Perseu Abramo
Coordenação da Mesa: Marcus Garcia - presidente do Diretório Estadual PT/MS
19h – 22h - Debate PED 2013
Debatedores:
Luciana Mandelli - membro do Diretório Estadual PT/BA
Sinésio Campos - deputado estadual PT/AM
José Airton - deputado federal PT/CE
Assis do Couto - deputado federal PT/PR
Vilson Oliveira - membro do Diretório Nacional do PT
Coordenação da Mesa: Marcio Jardim - membro do Diretório Nacional do PT
Domingo 5 de maio
8h - Encaminhamentos
9h30min -11h - Decisão PED
11h -12h30min - Eleição Coordenação do MPT
12h30min-13h - Encerramento

quarta-feira, 1 de maio de 2013

DIA DO TRABALHADOR

Esta é uma data para ser comemorada. O aumento dos dias de aviso prévio e a recente extensão dos direitos dos trabalhadores ao empregado doméstico, são alguns dos exemplos de conquistas recentemente alcançadas pelos trabalhadores. Mas um longo percurso há ainda pela frente. É preciso que haja o cumprimento das leis trabalhistas, que respeitam e resguardam o direitos de quem trabalha. É preciso o cuidado e a sensibilidade dos nossos legisladores e da nossa justiça para a criação de mecanismos que reduzam os conflitos entre empregados e empregadores. É mais que necessário refletir que esta é uma relação de troca, onde todos saem ganhando; uma parceria e não um "jogo entre adversários".
Aproveitemos este dia para comemorar de forma salutar, junto as nossas famílias, e conscientes de que todos têm seus direitos.

TERESA LEITÃO DESTACA DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DE ACIDENTE DE TRABALHO


Portal da Alepe
Na véspera do Dia do Trabalho, a ser comemorado nessa quarta (1º), a deputada Teresa Leitão, do PT, lembrou, na manhã desta terça (30 ), outra data importante para a classe trabalhadora: o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes no Trabalho.
A data foi instituída em 2003, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), numa homenagem aos 78 mineiros americanos vítimas de uma explosão, em 1969, nos Estados Unidos. A parlamentar informou que, de 270 milhões de acidentes, mais de dois milhões têm vítimas fatais em todo o mundo, números que equivalem a mais de cinco mil mortes por dia.
No Brasil, dados de 2007 indicam que mais de 653 mil acidentes do trabalho foram registrados. Segundo a deputada, nas estatísticas figuram somente aqueles sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Para Teresa Leitão, esses números precisam ser mudados, mas não desmerecem a Festa do Trabalhador, nesta quarta. De acordo com a deputada, esse deve ser um momento de reflexão e luta para garantia dos direitos e conquista de novos horizontes.
A deputada Isabel Cristina, do PT, também comentou sobre a data, afirmando que esse deverá ser um momento para reafirmar as conquistas dos trabalhadores nos últimos anos.