segunda-feira, 20 de abril de 2015

5º CONGRESSO NACIONAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES



A capital pernambucana recebe no próximo dia 24 de abril o segundo debate preparatório ao 5º Congresso do Partido dos Trabalhadores (PT). O evento faz parte de uma série de cinco debates nacionais que vão contribuir com elaboração e discussão de base para a segunda etapa do congresso do partido e é uma iniciativa da Fundação Perseu Abramo (FPA) e da Comissão Executiva Nacional (CEN) do PT.
Em Recife, o tema será “O papel do Brasil em um mundo em transformação: a ordem econômica e geopolítica internacional”, com abertura da vice-presidenta da FPA Iole Ilíada. O expositor será Marco Aurélio Garcia, assessor-chefe da Assessoria da Presidência da Rebública. Entre os debatedores, estarão a professora Maria Regina Soares de Lima, e o cientista político Wladimir Pomar (vide programação abaixo).
Debates em todo o país
A série de debates está agendada para ocorrer nas cinco grandes regiões geográficas do País. São Paulo (SP) recebeu a abertura, no dia 16, com o tema “Neoliberalismo, pós-neoliberalismo e os desafios da construção do socialismo no Brasil” (saiba mais aqui). Todos serão abertos ao público em geral, não se restringindo à militância petista, e transmitidos ao vivo pela tevêFPA.
Os próximos acontecem em: Belém (PA), dia 8 de maio, com o tema “Modelo de desenvolvimento, redução das desigualdades e mudanças estruturais no Brasil”; Porto Alegre (RS), 18 de maio, “Os impasses da democracia no Brasil: a centralidade da reforma política e da democratização do meios de comunicação”;, e Brasília (DF), 28 de maio, “O Brasil e a equidade social: os direitos dos segmentos sociais historicamente discriminados”.
Congresso do PT
O 5º Congresso do Partido dos Trabalhadores (PT) será realizado em Salvador, na Bahia, de 11 a 13 de junho de 2015. Nele, os delegados e delegadas petistas vão discutir e deliberar sobre a atualização do projeto partidário, os desafios dos novos tempos, a situação nacional e internacional, as perspectivas de avanço do projeto político e a renovação do modelo de organização do PT, além da aprovação de um plano de ação partidária para os próximos quatro anos.
Serviço
“O papel do Brasil em um mundo em transformação: a ordem econômica e geopolítica internacional”
18h30 – Abertura
Iole Ilíada, vice-presidenta da Fundação Perseu Abramo
Mônica Valente, secretária de Relações Internacionais do PT
19h-20h30
Expositor
Marco Aurélio Garcia, assessor-chefe da Assessoria da Presidência da República e membro do Diretório Nacional do PT
Debatedores/as:
Maria Regina Soares de Lima, professora do IESP-UERJ
Víctor Baez, secretário-geral da Confederação Sindical de Trabalhadores das Américas/CSA
Fátima Mello, coordenadora da FASE e da Rebrip
Wladimir Pomar, cientista político
Coordenadora de mesa
Teresa Leitão, presidenta do Diretório Estadual do PT/PE e deputada estadual PT/PE
20h30-21h30: debate com o público
Transmissão ao vivo pela tevêFPA www.fpabramo.org.br 
Local
Golden Tulip Hotel
Av. Boa Viagem, 4070, Recife (PE)

Nenhum comentário: